Indicações de segurança sobre a aspiração de gases de combustão (conforme DIN EN ISO 21904)

O aparelho contém, desde a primeira utilização, poeiras prejudiciais para a saúde, que podem se depositar em superfícies e infiltrar no ar ambiente. A sua inalação pode comprometer as vias respiratórias.

Verifique e utilize o seu equipamento de proteção individual.

Utilize o aparelho exclusivamente em salas com ventilação suficiente.

Certifique-se de que todas as vedações do aparelho não contêm sujeira.

Opere o aparelho exclusivamente com os filtros previstos.

Remova imediatamente os depósitos de poeira existentes nas proximidades, utilizando um aspirador industrial de pó da classe H ou um pano húmido.

A aspiração de substâncias e materiais inflamáveis, agressivas, químicas, contendo névoa de óleo, bem como poeiras que contenham alumínio ou magnésio, pode originar um incêndio e uma explosão por reações químicas. A consequência pode ser a ocorrência de danos irreparáveis no aparelho e ferimentos graves.

Utilize o aparelho exclusivamente para os fins previstos.

Assegure-se que todos os componentes da tocha de aspiração de gás de combustão estão instalados devidamente.

Assegure-se que a tocha de aspiração de gás de combustão está conectada ao extrator de gases de combustão antes da utilização.

Utilize a tocha de aspiração de gás de combustão somente com um extrator de gases de combustão aprovado no respectivo país.

Observe as normas e padrões locais de segurança no trabalho.

Verifique os tubos de aspiração quanto a danos e sujeira em intervalos regulares, mas pelo menos uma vez por semana.

Observe que a pressão negativa aplicada depende da altitude geográfica do local de utilização.

Observe os sinais de aviso e indicadores no extrator de gases de combustão. Os sinais de aviso e indicadores podem indicar um filtro saturado ou um problema/dano na tocha de aspiração de gás de combustão.

Troque as peças de desgaste específicas da aspiração a intervalos regulares. O intervalo de troca depende das condições de utilização.

A abertura da corrediça de ar está exclusivamente prevista para uma breve redução da vazão volumétrica no bocal de aspiração. A seguir, feche imediatamente a corrediça de ar. Somente com uma corrediça de ar fechada é possível assegurar uma recolha eficiente dos gases de combustão.

Observe as informações para a ligação dos componentes no autocolante do adaptador.

Em caso de soldagem em condições ambientais com especial teor de óleo, as distâncias de fuga que consistem em óxidos metálicos dos fumos de soldagem podem se formar localmente em superfícies que transportam fumos, que são potencialmente condutoras de eletricidade. Por isso, limpe as superfícies condutoras de gás de combustão da tocha de aspiração de gás de combustão.

Observe que se forem usados tubos de ar de exaustão adicionais ou de outros fabricantes, pode haver uma queda de pressão na tocha de aspiração de gás de combustão. Os componentes conectados devem ser adequados ao aparelho e assegurar a necessária vazão volumétrica mínima. Verifique os componentes regularmente quanto ao assentamento correto, fugas e entupimentos por depósitos de poeira.

Observe as especificações da DIN EN ISO 21904 relativamente à vazão volumétrica mínima. Uma vazão volumétrica de aspiração demasiado alta pode causar erros de soldagem. Verifique a vazão volumétrica de aspiração no bocal de aspiração com a ajuda de um dispositivo de teste adequado (dependente do fabricante).